.
.

5 de outubro de 2007

Campanha Italiana

Isabelle Caro, fotografada por Oliviero Toscani
.
Pois é... Parece que a tal campanha italiana com a modelo anoréxica nua foi retirada das ruas de Milão. Muitos a concideraram violenta e agressiva. Alberto Contri, presidente da associação Publicidade Progresso declarou que "A campanha de Toscani com a menina anoréxica é uma verdadeira violência visual e a mercantilização de um problema social." Mas não seria uma maneira de fazer a população perceber a realidade chocante desse distúrbio?

É claro que é agressiva. Assim como o número de jovens que morrem por conta de problemas decorrentes da anorexia.
Não falar disso, não mostrar uma realidade atual, evitar que esse tema seja discutido abertamente é mais violendo que as fotos. Impede que este assunto circule e vela, mais ainda, a questão dos transtornos alimentares.
Acho que neste caso o que gera polêmica e opiniões divergentes é positivo. É sinal que o tema está sendo pensado e debatido, o que pode beneficiar algumas jovens anoréxicas e seus familiares.

A modelo das fotos, Isabelle Caro disse em entrevista à Vanity Fair: "Eu me escondi cobrindo meu corpo por muito tempo. Agora eu quero me mostrar sem medo, mesmo sabendo que meu corpo é repugnante."

Já Oliviero Toscani, fotógrafo e criador da campanha disse: "Quando se faz algo extremo, sempre há pessoas que se opõem. O resultado é que todo o mundo fala disso." E completou... "Não existe foto chocante, só a realidade choca"
Segundo ele, a sua intenção é levar reflexão ao mundo da moda. "É esse meio que leva as mulheres a fazer dieta e a querer ficar magra a qualquer custo."

Se é real, se vemos nas ruas e nos consultórios, porque não pode ser exibido?
Partindo deste principio, segue abaixo o meu protesto pelas fotos terem sido retiradas...



Fotos retiradas de um Website Pró-Anorexia.

Imagem publicada em revista espanhola.

Imagem retirada de um Blog Pró-Anorexia, apresentada como "Thinspiration" (Lindsay Lohan e Nicole Richie)
......................................................Fernanda Pimentel

Nenhum comentário: