.
.

5 de outubro de 2007

Campanha Italiana

Isabelle Caro, fotografada por Oliviero Toscani
.
Pois é... Parece que a tal campanha italiana com a modelo anoréxica nua foi retirada das ruas de Milão. Muitos a concideraram violenta e agressiva. Alberto Contri, presidente da associação Publicidade Progresso declarou que "A campanha de Toscani com a menina anoréxica é uma verdadeira violência visual e a mercantilização de um problema social." Mas não seria uma maneira de fazer a população perceber a realidade chocante desse distúrbio?

É claro que é agressiva. Assim como o número de jovens que morrem por conta de problemas decorrentes da anorexia.
Não falar disso, não mostrar uma realidade atual, evitar que esse tema seja discutido abertamente é mais violendo que as fotos. Impede que este assunto circule e vela, mais ainda, a questão dos transtornos alimentares.
Acho que neste caso o que gera polêmica e opiniões divergentes é positivo. É sinal que o tema está sendo pensado e debatido, o que pode beneficiar algumas jovens anoréxicas e seus familiares.

A modelo das fotos, Isabelle Caro disse em entrevista à Vanity Fair: "Eu me escondi cobrindo meu corpo por muito tempo. Agora eu quero me mostrar sem medo, mesmo sabendo que meu corpo é repugnante."

Já Oliviero Toscani, fotógrafo e criador da campanha disse: "Quando se faz algo extremo, sempre há pessoas que se opõem. O resultado é que todo o mundo fala disso." E completou... "Não existe foto chocante, só a realidade choca"
Segundo ele, a sua intenção é levar reflexão ao mundo da moda. "É esse meio que leva as mulheres a fazer dieta e a querer ficar magra a qualquer custo."

Se é real, se vemos nas ruas e nos consultórios, porque não pode ser exibido?
Partindo deste principio, segue abaixo o meu protesto pelas fotos terem sido retiradas...



Fotos retiradas de um Website Pró-Anorexia.

Imagem publicada em revista espanhola.

Imagem retirada de um Blog Pró-Anorexia, apresentada como "Thinspiration" (Lindsay Lohan e Nicole Richie)
......................................................Fernanda Pimentel

2 de outubro de 2007

Fome de que?

Ainda sobre Anorexia...

.....A palavra Anorexia é composta pela partícula “a” que significa privação, mais “orexia”, que se origina do grego “orektos” e significa apetite e desejo. Colocando a anorexia não somente como uma patologia da ordem da privação do apetite, mas também da privação de desejo.
.....O que o sintoma anoréxico sustenta é uma impossibilidade de satisfazer um desejo. Com esta visão, o jejum e a perda de peso são encarados como um modo do sujeito obter satisfação, negando a presença deste desejo. A inapetência pela comida se traduz também como uma inapetência de desejo. Desejo este que por algum motivo se mantém recalcado e permanece inconsciente.
.....A relação do desejo com o objeto é uma falta e não algo que lhe proporcionará uma satisfação. É isto que mantém o desejo e nos mantém como sujeitos desejantes, porque a estrutura do desejo implica nesta inacessibilidade do objeto, tornando-o indestrutível. Dessa forma, a insatisfação do desejo não é uma insuficiência, mas uma eficiência, já que é esta característica que o faz impossível de ser satisfeito e, portanto indestrutível.
.....O que caracteriza o desejo, segundo Freud é este impulso para reproduzir uma satisfação original, ou seja, produzir um retorno a algo que já não é mais, a algo perdido cuja presença é marcada pela falta.
.....A anoréxica nega o desejo, nega sua impossibilidade de satisfação e se satisfaz comendo nada. Negando o desejo, nega-se também a falta. E é aí que entra a figura materna
.....As mães das moças anoréxicas tem algo em comum: apresentam-se como mulheres fortes, fálicas, completas. A partir disso pode-se pensar a Anorexia como um sintoma endereçado a esta mãe fálica, com o objetivo de inscrever nela uma falta, um espaço. Como uma forma de reagir ao controle materno.
.....Segundo J. Lacan, é necessário que algo falte para que se instale o desejo e o sujeito advenha como sujeito desejante, sujeito da linguagem. As mães de anoréxicas não permitem a instalação desse vazio.
.....No caso das anoréxicas, a falta não se presentifica devido à presença avassaladora da mãe. Assim, o objetivo da anoréxica é criar uma separação, um brecha. O sintoma aparece para marcar o desejo do sujeito de inserir uma falta no outro e assim, nele próprio. Para evitar que a voracidade materna continue obturando seu desejo, a anoréxica passa a devorar o nada, passa a desejar o nada, diante da impossibilidade de desejar outra coisa.
.....Segundo A. Nogueira, em tese de mestrado, “o sujeito massacrado pelos cuidados do outro, recusa o objeto oral, o esvazia e diz a esse outro que busque um objeto de desejo além dele, fora dele, além do próprio sujeito porque assim, este encontrará a via rumo ao desejo”.
.....O sintoma, então, surge diante da onipotência da mãe. Na tentativa de preencher todos os buracos, ela obtura, com a satisfação de necessidades, o vazio que daria espaço para a filha se constituir sujeito. Dizendo não á demanda da mãe, a criança pede que ela olhe em outra direção, diferente dela própria.
.....Para encerrar, fica uma frase de J. Lacan (Escritos, 1958):
“É a criança alimentada com mais amor que recusa o alimento e usa sua recusa como desejo”.

....................................................................Fernanda Pimentel

.

.