.
.

25 de abril de 2012

Novo curso de pós-graduação em Niterói/RJ

PÓS-GRADUAÇÃO: PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL no LASALLE

Duração: 18 Meses - Inicio em 04 de Agosto de 2012

Horários: Sábados, 8hs às17hs

Apresentação do Curso:
Este curso parte de uma iniciativa de Mestres, Doutores e Especialistas do Campo da Psicanálise e da Atenção em Saúde Mental aptos a transmitir avanços no conhecimento interdisciplinar sobre os dispositivos institucionais de intervenção e tratamento de pacientes com transtornos psíquicos graves.

Sabe-se que, na atualidade, tais transtornos não são tratados, sequer concebidos, apenas pelo campo da psiquiatria, mas são abordados numa perspectiva transdisciplinar que envolve conhecimentos de diversas áreas como psicologia, psicanálise, serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, dentre outras. Esta diversidade, com suas especificidades, compõe o campo da Saúde Mental que hoje funciona sob o caráter intersetorial da sociedade e dos organismos públicos, não se restringindo ao tratamento apenas medicamentoso e/ou manicomial. O campo da Saúde Mental abrange uma política de inclusão social e desinstitucionalização dos pacientes de longa internação psiquiátrica, tornando o manicômio apenas uma peça auxiliar temporária para situações de crise psicótica. Hoje o tratamento é efetuado pela via sócio-familiar, com dispositivos capazes de manter o paciente em sua comunidade e em seu território, de forma a garantir seus direitos de cidadania e socialização. O manicômio, que era peça chave da relação entre sociedade e “loucura”, passa a ser elemento coadjuvante, já que esses pacientes contam com formas de tratamento que vão muito além da clausura manicomial e medicamentosa, atingindo a maior parcela da população psicótica nos dias de hoje. Nesta perspectiva, o modelo da atenção em saúde mental, que substitui o modelo anterior da tutela estatal excludente, conta de forma decisiva com os conhecimentos da psicanálise, os quais estabelecem parâmetros profundos de concepção e tratamento para o sofrimento mental.

A cidade de Niterói, bem como municípios adjacentes (São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Silva Jardim, Rio Bonito, dentre outros) encontram-se em processo de franca expansão deste novo modelo, abrindo instituições de saúde mental e seguindo a política nacional de inclusão psicossocial dos pacientes psiquiátricos. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), bem como os Serviços Residenciais Terapêuticos, configuram um balizador decisivo deste novo modelo, abrindo um campo interdisciplinar de tratamento que conta, na sua raiz, com profissionais de diversas áreas. Muitos desses profissionais encontram hoje importantes necessidades de ampliação de seus conhecimentos sobre as estruturas psíquicas investigadas pela psicanálise, bem como sobre a lógica dos dispositivos de atenção em saúde mental, articulados à aplicação da psicanálise nessas instituições.

Nesta conjuntura, o Curso Psicanálise e Atenção em Saúde Mental fornecerá importantes ferramentas teórico-clínicas para a especialização de profissionais graduados que atuam ou querem atuar no campo da Saúde Mental, visando constituir um rico espaço de aprofundamento, estudo, debate e avanço para a qualidade da intervenção desses profissionais. A especialização permite e fomenta, além disso, a expansão do novo modelo, proporcionando benefícios sociais e ampliação do mercado de trabalho para os formados, dado o crescimento das instituições de saúde mental, garantido pela lei 10.216 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Objetivo:
Proporcionar aos Profissionais de Psicologia e Áreas Afins um campo de conhecimento capaz de torná-los aptos ao exercício de sua profissão no campo da Saúde Mental, em articulação aos postulados psicanalíticos, ampliando seu raio de atuação e intervenção.

Objetivos Específicos:
Aprofundar o estudo teórico em psicanálise, com foco nas estruturas clínicas ali investigadas e abordadas; estabelecer conhecimento aprofundado sobre o campo da Saúde Mental, sua política nacional, suas instituições e seus dispositivos; estabelecer articulação teórica entre a psicanálise e as políticas de saúde mental; formar profissionais aptos ao trabalho no campo da Saúde Mental e suas instituições; discutir sobre a aplicação da psicanálise nas instituições de saúde mental.


Mais informações:
http://www.lasallerj.org/especializacao/

0800 709 3773
Secretaria da Pós-Graduação: 2199-6689
posgraduacao@unilasalle.org