.
.

4 de julho de 2011

Arte e Psicanálise

Matéria na Folha fala da exposição de Louise Bourgeois, artista que teve sua obra influenciada pela Psicanálise.

Philip Larratt-Smith, curador da exposição, fala da importância da psicanálise para Bourgeois como um campo de exploração para sua arte e vida e garantia de sanidade. Conta também que a artista estava "enfronhada na literatura psicanalítica, lendo Freud, Lacan, Melanie Klein, Wilhelm Reich, Karen Horney e outros."

""Arte é uma forma de sanidade" está escrito em uma das 112 obras que compõem a mostra "Louise Bourgeois: o Retorno do Desejo Reprimido", a maior já dedicada à artista no país. Esses escritos vão recalibrar radicalmente nossa compreensão da obra de Bourgeois e da importância da psicanálise mantida por ela como um campo de exploração para sua arte e vida. Mais tarde em vida, ela buscou defender que sua arte foi sua forma de psicanálise e garantia de sanidade. Bourgeois estava enfronhada na literatura psicanalítica, lendo Freud, Jung, Lacan, Melanie Klein, Wilhelm Reich, Karen Horney e outros.

Por meio de desenhos, objetos, pinturas, esculturas e instalações, concebidas por Bourgeois (1911-2010), entre 1942 e 2009, o curador Philip Larratt-Smith traça um perfil da obra da artista em sua relação com a psicanálise.

A tese central da mostra é como "seu afastamento do mundo da arte e imersão na análise resultaram em um completo novo corpo de trabalhos, no início dos 1960","

Veja matéria completa na Folha