.
.

11 de setembro de 2009


Já não sou mais o que era.
Devo ser o que me tornei.

C. Chanel

11 de setembro

A maioria das pessoas recorda com detalhes onde e como ficaram sabendo dos atentados terroristas nos Estados Unidos, em 2001. Mas é possível confiar nessas impressões momentâneas?


A notícia se espalhou como um raio: terroristas haviam tomado o controle de dois aviões e feito com que se chocassem contra as torres gêmeas do World Trade Center. Em pouco tempo as primeiras informações se propagaram por todo o mundo, por televisão, rádio, telefone e internet até chegar aos cantos mais remotos do planeta. Quando as torres gêmeas implodiram, milhões de pessoas já estavam diante de seus aparelhos de TV e foram testemunhas oculares do acontecimento. Passados oito anos, em quais recordações daquele dia é possível confiar?
Os atentados de 11 de setembro de 2001 marcaram um momento histórico dramático, do qual a maioria das pessoas se lembra. Muitos ainda sabem com precisão o dia da semana, horário aproximado, por meio de quem ficaram sabendo e o que faziam na hora. Pesquisadores referem-se a essas recordações vivas e detalhadas de como e em que circunstâncias se vivenciou um acontecimento historicamente significativo e inesperado como “lembranças-relâmpago”. O conceito (do inglês, flashbulb memories) foi cunhado pelos americanos Roger Brown e James Kulik, em 1977, quando desenvolviam um estudo sobre o modo como as pessoas lembravam do assassinato de John F. Kennedy, ocorrido em 22 de novembro de 1963. Desde então, psicólogos e neurocientistas investigam as peculiaridades desses vestígios – como se instalam e se transformam ao longo do tempo.
Estudos também mostraram, por exemplo, que alemães que presenciaram a queda do Muro de Berlim como um acontecimento positivo guardam lembranças vivas e emocionais das mudanças, mas suas recordações são menos exatas que as de pessoas que as vivenciaram com olhar crítico. Elas podem vir a ser falseadas por influência de relatos da mídia ou das conversas sobre o acontecido. Não raro elas se formam algum tempo depois do fato em si.

Fonte: Mente&Cérebro

9 de setembro de 2009

Quintas Freudianas - Psicologia de grupo e análise do ego (1921)


O trabalho deste semestre das Quintas Freudianas se dará em torno do texto “Psicologia de grupo e análise do ego” (1921) – um dos textos fundamentais para discutir as formações de grupo, a cultura e a clínica psicanalítica.

O GRUPO E A IDENTIFICAÇÃO

10 de setembro de 2009 - 21h00

Coordenação Geral - Carmen Silvia Cervelatti

Rua Cardoso de Almeida, 60 cj 111
(11) 3864.7023

www.clipp.org.br

psicanalise.clipp@terra.com.br

Inscrições antecipadas

8 de setembro de 2009

Rio International Eating Disorders and Obesity Conference

Recebi este email divulgando o Rio International Eating Disorders and Obesity Conference que vai acontecer nos dias 19 e 20 de novembro de 2010.


Rio International Eating

Disorders and Obesity Conference 2010

Rio de Janeiro, Brazil

19 & 20 November 2010

Dear Colleague

We are delighted to announce this exciting new event ‘Rio International Eating Disorders and Obesity Conference 2010’ which will be organised by The British Journal of Hospital Medicine in association with PROATA, Programa de Orientação e Assistência aos Pacientes com Transtornos Alimentares being held on 19th & 20th November 2010 in Rio de Janeiro, Brazil.

Our programme planners, Professor Bryan Lask and Dr Rachel Bryant-Waugh are both leading authorities in the field of eating disorders. This event will bring together speakers and delegates from around the world to discuss key topical issues in the field of eating disorders and obesity and will offer you a unique chance to update and extend your current skills. The high quality of their teaching as well as their clinical knowledge and expertise will be invaluable to the information gained over the 2 days.

Professor Christopher G. Fairburn, one of the world’s leading Eating Disorders Researchers, will give the keynote presentation on Evidence-Based Treatments as well as a workshop on cognitive behaviour therapies for eating disorders.

There will be 2 plenary sessions lead by international specialists on Eating Disorders and Obesity, workshops on clinical skills, co-morbidity and personality, medication, recovery, children and adolescents, assessment, prevention, males, socio-cultural factors and neuroscience as well as short paper sessions and posters.

XIX Jornada Clínica da EBP - SINTOMA E SEMBLANTES NA VIDA E NA ANÁLISE

A Escola Brasileira de psicanálise convida para sua XIX Jornada Clínica, com o tema SINTOMA E SEMBLANTES NA VIDA E NA ANÁLISE.

Informações:
Tel: 2539-0960 / 2286-7993


Obesidade na infância

Crianças obesas costumam ser mais solitárias e ansiosas

O estigma da obesidade já é sentido nos primeiros anos de vida e traz consequências negativas como isolamento social, ansiedade e baixo desempenho escolar, segundo estudo realizado na Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. Foram acompanhadas 8 mil crianças nos primeiros anos do ensino básico (com idades entre entre 6 e 9 anos). Os resultados mostraram que as meninas são as que mais sofrem constrangidas e culpadas por sua condição, restringem mais seu círculo social e demonstram menos autocontrole em situações de conflito. Os autores advertem para as repercussões psicossociais deste tipo de discriminação na vida adulta e propõem que sejam adotadas nas escolas medidas de prevenção, orientação de professores e intervenção no âmbito da psicologia escolar.

Fonte: Mente&Cérebro