.
.

26 de fevereiro de 2014

XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano.

O ano sempre começa com a divulgação de grandes eventos...
Já tinha comentado aqui sobre o VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental, que acontecerá de 4 a 6 de setembro, em Belo Horizonte, e agora é a vez XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, que também será em BH, nos dias 21, 22 e 23 de novembro.




"O Encontro Brasileiro do Campo Freudiano é sempre uma renovação da transferência de trabalho que une os mais diferentes pontos do Brasil em torno da psicanálise de orientação lacaniana. A escolha dos temas é sempre focada na lâmina cortante da psicanálise pura e seus efeitos de transmissão e formação da atual e das futuras gerações de psicanalistas. Trauma nos corpos, violência nas cidades é o tema proposto para essa edição. Belo Horizonte nos acolhe para estabelecer um grande debate sobre o tema, sem perder de vista a especificidade de trazê-lo para a Escola Brasileira de Psicanálise. Em um mundo onde os significantes Trauma e Violência estão tão cotidianamente ligados às notícias da última hora, propomos acrescentar dois significantes muito caros à Lacan: Angústia e Segregação. Assim, trauma e violência são dois modos de abordar a inquietante alteridade que nos assombra - e que não cessa de fazer sua irrupção - tanto em nossa relação com o corpo, no caso da angústia, quanto na relação com o Outro, no caso da segregação. Fica então o desafio: onde localizar o mal?


24 de fevereiro de 2014

VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental

O VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental, que acontece a cada 2 anos, dessa vez será realizado em Belo Horizonte, MG.
Estive presente em 2010, em Curitiba (clique aqui e aqui.) e em 2012, em Fortaleza (clique aqui.) e achei o evento muito bem organizado e com excelentes trabalhos apresentados. Acho que em 2014 não vai ser diferente! 

Confira o Argumento da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF), que este ano organiza o evento em torno do eixo "Pathos e Saúde":

"A Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)  visa, desde seu início, promover a interlocução entre incumbentes de diferentes  posições epistemológicas interessados no conhecimento sobre o pathos psíquico.  Tal promoção deve-se à convicção de que não existe um único saber capaz de  compreender esse complexo fenômeno humano e que só a interlocução pode  ampliar nossa compreensão. 

O VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso  Brasileiro de Psicopatologia Fundamental será encontro interdisciplinar entre o  campo da psicanálise e da psicopatologia, de um lado e, de outro, o campo da  filosofia e das Humanidades. 

1. A questão, que estará no centro do tema do Congresso, é a da relação entre  pathos e saúde, relação que deixa em aberto, indeterminada sintaticamente, a conjunção « e » do título. 

Como determinar essa relação? Tal será uma das questões cardeais. Trata-se de  uma relação de oposição, de conflito, de incompatibilidade? Uma relação de aliança,  de conciliação, de equilíbrio ou eutimia?..."

Continue lendo aqui.

Fernanda Pimentel é psicanalista, tem mestrado em Psicanálise pela UERJ  e pesquisa sobre a psicanálise na atualidade e a clínica contemporânea.
 Atende em consultório em Niterói e Copacabana.