.
.

10 de julho de 2008

Cursos Gratuitos de Férias na UFF


A Universidade Federal Fluminense, por meio da Escola de Extensão, realizará de 16 de julho a 15 de agosto seu I Ciclo de Cursos Gratuitos de Férias.

Os cursos nas áreas de Educação, Psicanálise, Saúde, Comunicação, Direito, Administração, Meio Ambiente, Controladoria, Economia e Cultura estão abertos aos alunos da UFF e comunidade em geral. Confira aqui.

Estarei ministrando dois cursos que serão realizados no Campus do Valonguinho:
Transtornos Alimentares
Aula 1 - 18 de julho (sexta-feira), às 9 hs
O que são os Transtornos Alimentares
Transtornos Alimentares e a contemporaneidade
Anorexia
Bulimia
Compulsão Alimentar Periódica
A influência da Internet
Transtornos Alimentares e sexualidade feminina
Transtornos Alimentares e psicanálise
Transtornos Alimentares em homens
A família
Tratamentos
Aula 2 - 21 de julho (sábado), às 9 hs
Apresentação do Documentário THIN – Descobrindo o que existe por trás da Anorexia e Bulimia’ e debate sobre o tema.

Introdução à Psicanálise
- 28 de julho (segunda-feira), às 14 hs.
Pré-história da Psicanálise
Freud e a criação da Psicanálise
Primeira tópica: consciente, pré-consciente e inconsciente
Formações do Inconsciente: sonhos, atos falhos, chistes e sintoma
Apresentação e discussão do filme 'Freud Além da Alma'

Informações:
Tel: (21) 2629-9973
..............2629-9974
..............2629-9975
.

8 de julho de 2008

Palestra na UERJ com Roudinesco


Tive a oportunidade de participar da palestra que aconteceu na UERJ, com Elisabeth Roudinesco, nesta última segunda-feira.
.
Com o auditório lotado, pessoas sentadas nas escadas, corredores e algumas até em pé, a autora falou sobre perversão, tema de seu novo livro, e homossexualidade.
.
Roudinesco diz que a perversão é um dos mais complexos e essenciais conceitos da psicanálise, mas também um dos mais maltratados e equivocados.
.
Segundo ela, o termo perversão surge no século XIX designando um desvio ou transgressão à lei, algo anormal em relação à norma, e que tem sempre no horizonte, mesmo que não seja visível, algo de sexual.
.
A homossexualidade, de acordo com a autora, já foi considerada a maior das perversões porque recusava a ordem procriativa considerada norma. Somente quando a sexualidade foi separada da reprodução, a homossexualidade deixou se ser considerada uma perversão.
.
Outro ponto importante acontece quando Roudinesco afirma que não existe causa orgânica ou substratos biológicos para explicar a perversão. Diferente da Psicose, onde a medicação pode acabar com um surto, não se trata quimicamente zoófilos, pedófilos, necrófilos ou criminosos perversos.
.
A autora afirma também que não existe homossexualidade entre os animais. Vários grupos de homossexuais tentaram ver isso na natureza para afirmar que a homossexualidade era "natural", alegando a postura de algumas espécies. Mas não é possível fazer este paralelo porque não se trata de uma escolha de objeto. Nos animais não existe uma escolha da ordem do desejo, nem uma construção homossexual ou heterossexual.
.
"A perversão sexual é o tratamento do outro ser como objeto. Quando se nega o outro como sujeito". Além disso, Roudinesco afirma que o perverso é autônomo, não precisa de análise, geralmente tem um lado profissional bem sucedido, mas tem uma vida secreta, uma clivagem muito clara, uma passagem para a transgressão.

.