.
.

23 de maio de 2008

Genialidade de família?

Lucian Freud , artista plástico e neto do próprio Sigmund Freud foi considerado esta semana o pintor vivo mais caro do mundo. Não tem como deixar de comentar...


.................S. Freud e os filhos Ernest, pai de Lucian (Esquerda) e Martin (direita)

O jornal eletrônico 'Públíco' escreve...


"Por que é que Lucian Freud é o pintor vivo mais caro do mundo?
A psicologia por detrás da arte figurativa.

.................................Lucian Freud, em seu estúdio

Eu pinto pessoas, não necessariamente pelo que elas parecem, não exactamente pelo que elas são, mas como elas deviam ser”. Esta citação de Lucian Freud, que na semana passada se tornou o pintor vivo mais caro do mundo, pode servir de mote para definir o estilo das suas pinceladas realistas que, por vezes, causam repulsa ao mesmo tempo que atraem.“A obra de Freud tem uma singularidade no campo figurativo que outros pintores não têm”, disse o crítico de arte Óscar Faria, exemplificando o trabalho que o artista realiza com modelos ao vivo. Foi a pintura “Benefits Supervisor Sleeping”, vendido na semana passada por 21,33 milhões de euros, que deu ao artista o título de pintor vivo mais caro do mundo.O quadro em questão representa uma mulher gorda deitada nua num sofá. A modelo usada neste trabalho, Ms. Tilley também conhecida por Big Sue, já havia posado para o pintor em outras ocasiões. Esta pintura retrata aquilo que Óscar Faria define como uma forma de pintar “realista e bastante carnal”. “Essa figuração de tão real chega a impressionar”, afirmou.


................. Benefits Supervisor Sleeping de Lucian Freud, quadro de artista vivo mais caro já vendido

O crítico de arte explica o facto de a obra de Freud ter atingido um preço elevado em leilão como sendo um fenómeno de mercado. Não é comum obras de grandes pintores irem a leilão. Para Faria é esta especulação à volta da pintura que despertou “o desejo de várias pessoas terem o quadro”. Por exemplo, o tríptico de Francis Bacon que na semana passada atingiu os 55,4 milhões de euros, tornou-se a obra mais cara do período pós-guerra jamais vendida em leilão. Se o artista irlandês ainda fosse vivo, seria ele a ganhar o estatuto de pintor mais caro do mundo.

Sobre o estilo de Freud, o crítico de arte refere a intenção do pintor em “captar as características psicológicas dos modelos”, dando como exemplo Goya que também desenvolveu esta técnica. É por isso que Óscar Faria considera que a pintura de Freud “é qualquer coisa entre psicologia e superfície”. Para explicar a ideia, o crítico deu como contraponto Andy Warhol, “que apenas captava superficialmente os seus modelos”.O estilo de Freud também pode ser visto no quadro em que representou a rainha Isabel II em 2001. Uma representação realista que causou divergências entre a imprensa. No "The Times”, Richard Cork, descreveu a imagem como “dolorosa, corajosa, honesta, estóica e, acima de tudo, bastante perspicaz”. Já o fotógrafo do jornal oficial da realeza afirmou que Freud deveria ser trancado numa torre.

As temáticas de Freud centram-se, sobretudo, nas pessoas que fazem parte da sua vida, de acordo com uma nota biográfica sobre o pintor no site da Tate Modern. Amigos, família, companheiros de profissão, amores e crianças são representados aos olhos de Freud, que considera “autobiográfico” o tema dos seus trabalhos. “Tem tudo a ver com esperança, memória, sensualidade e envolvimento com a realidade”, pode ler-se no mesmo documento.“Girl with a white dog” (1950), em que Freud retrata a sua mulher, “Naked Girl” (1966), o primeiro de uma série de nus, “Reflection with Two Children” (1965), um auto-retrato, e “The Painter's Mother Dead”, um desenho da mãe logo após a sua morte, são alguns dos trabalhos mais conhecidos do artista. Um pintor que encontrou na vida a inspiração artística Lucian Freud nasceu em Berlim em 1922. Com 11 anos parte para Inglaterra com a família, em fuga ao nazismo. Cresce numa família de pensadores. Filho de pais judeus, Ernest Ludwing Freud, arquitecto, e Lucie née Brasch. É neto de Sigmund Freud, o criador da psicanálise e irmão de Clement Raphael Freud, escritor político, e de Stephan Gabriel Freud.

O seu percurso académico começa em Londres, cidade que escolheu para viver. Estuda na londrina “Central School of Arts and Crafts” (1939-42) e depois frequenta a “Cedric Morri´s East Anglian School of Painting and Drawing”, em Deham. Durante dois anos, trabalha como marinheiro mercante nos navios Norte Atlântico. Mas em 1942 regressa aos estudos. A sua primeira exposição a solo acontece na Lefevre Gallery, em 1944, com a apresentação do quadro “The Painter's Room”. Depois disso, no Verão de 1946, viaja para Paris e a seguir para a Grécia, onde permanece por cinco meses. Em 1948, casa-se com Marries Kitty Garman. Cinco anos depois Lucian Freud casa-se pela segunda vez, com a escritora Caroline Blackwood. Os romances de Freud não se esgotam nestas duas mulheres. Há rumores, divulgados pelo "Sunday Telegraph", de que o pintor tem 40 filhos ilegítimos. Uma de suas filhas, Jane McAdam Freud, seguiu a via artística. Poucas exposições, grandes retrospectivasDepois da sua exposição a solo em 1944, Freud participou no Festival of Britain com o trabalho intitulado “Interior in Paddington”, o que lhe valeu um prémio do Arts Council of Great Britan, em 1951.Em 1954, o pintor figurativo representou Inglaterra na 27ª Bienal de arte de Veneza, juntamente com Ben Nicholson e Francis Bacon. Vinte anos depois foi realizada a primeira exibição retrospectiva do autor, no Hayard Galley, em Londres, tendo a segunda acontecido em 1987, no Hirschhorn and Sculpture Garden em Washington D.C, mostra que passou depois por Paris, Londres e Berlim. Esta retrospectiva que atravessou o Atlântico foi considerada a maior representação do trabalho de Freud fora do Reino Unido. Em 1989 o pintor foi nomeado para os prémios Turner.As suas últimas exposições realizaram-se em 2000 no National Gallery, com “After Chardin for Encounters: New Art from Old National Gallery” e em 2002 no Tate Britain, com “Constable”."

.

Confira a matétia na íntegra aqui.

Veja outras obras do artista:


....................................Girl With a White Dog


........................................Naked Girl


................................... The Royal Collection

Psicanálise e Direito: A Lei em tempos sombrios



Esse é o convite o Congresso Brasileiro de Direito e Psicanálise que acontece em Vitória -ES, nos dias 29, 30 e 31 de maio, organizado pela Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória. O evento, que traz ao Estado o tema "A Lei em Tempos Sombrios", será realizado no Radisson Hotel, no bairro Praia do Canto.

O objetivo é discutir fenômenos sociais como a banalização da lei, o declínio da autoridade paterna na família e nas instituições, a impunidade e o poder paralelo.

Confira a programação aqui.
.
Maiores Informações
Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória
Tel (27) 3324-0268
.

ALMA, ESTÁS AÍ? ONIPOTÊNCIA E DESAMPARO DO HOMEM EM TRAVESSIA.

"O homem contemporâneo, imerso numa cultura que instaurou a relativização das verdades e gerou avanços tecnológicos incríveis, passou a viver num mundo extremamente competitivo e onde tudo é descartável; um mundo em que predominam as realidades virtuais, em que incontáveis informações chegam quase que em tempo real. Assim, não há espaço para a relação inter-pessoal, para o pensar reflexivo acerca de si mesmo e, portanto, para a elaboração das experiências emocionais. O resultado de um processo cultural como esse é a solidão e frequentemente o desamparo... terreno fértil para o surgimento da onipotência como forma de sub-viver.
Por isto, este homem da pós-modernidade, cada vez mais envolvido com a imagem externa, com o concreto, com o TER em lugar do SER não quer limites, não tolera aguardar, não quer ter frustrações e muito menos dor!"
.
É assim que a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto convida para o 1º Encontro Bienal de Psicanálise e Cultura que vai apresentar a psicanálise em diálogo com diferentes segmentos da cultura – artes plásticas, literatura, música, cinema, educação, filosofia e urbanismo – em dez mesas redondas, com apresentações culturais de música, dança, teatro e uma exposição de artes plásticas com obras de artistas nacionais contemporâneos sobre o tema “Desamparo e Onipotência do Homem em Travessia”.
.
A pergunta “Alma, estás aí?”(de Julia Kristeva autora de As Novas Doenças da Alma, O Gênio Feminino: a Vida, a Loucura, as Palavras, entre outros) evoca a dúvida sobre o destino da interioridade do Homem na travessia desse início de século. Um Homem com poderes ampliados por novas tecnologias que aceleram o tempo, eliminam distâncias, facilitam comunicações e lhe conferem possibilidades ilimitadas de criações. Esse Homem poderoso está também diante da escassez de tempo e espaço para reflexão, interiorização, intimidade consigo e com o outro – esses, elementos de poiesis, construtores da alma. Assim, sentimentos de onipotência oscilam com sentimentos de solidão, medo e desamparo. No I Encontro Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP, estarão reunidos profissionais pensadores da experiência humana – o psicanalista, o artista plástico, o músico, o literato, o cineasta, o arquiteto, o professor, o restaurateur, o filósofo, o sociólogo, o poeta – para exporem suas reflexões sobre esse momento da humanidade. Ouvi-los, pensar e conversar com eles será certamente um privilégio, além de uma oportunidade para “alimentar” a alma.
.
O evento acontece entre os dias 5 e 8 de junho no Centro de Convenções de Ribeirão Preto.
.
Mais informações
Rua Ércole Verri, 230 - Jardim Ana Maria - Ribeirão Preto / SP
CEP: 14026-200
Tel:(16) 3623 7585
.......(16) 3911 4243
.......(16) 3911 1115
..

21 de maio de 2008

Palestra

.
O Corpo Freudiano Escola de Psicanálise - seção Rio de Janeiro convida para a palestra O HOMEM É DOENTE DA PALAVRA, com Jean Szpirko, Psicanalista, Membro da Sociedade de Psicanálise Freudiana (Paris)
.
27 de maio de 2008 - 20 horas
Auditório do Hospital Philippe Pinel
Avenida Venceslau Brás, 65 Bl. C - Botafogo - Rio de Janeiro
ENTRADA FRANCA
.
Inscrições e informações
Rua São Manuel, 31 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
CEP 22.290-010
Fone: (21) 2295-0337
Fax: (21) 2295-2960
.

Mesa Redonda: O QUE VEMOS & O QUE NOS OLHA

O Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos organiza uma Mesa Redonda para rever a questão da arte contemporânea...
Depois do século XX, como se distinguem trabalhos artísticos e objetos cotidianos? Ao assumirem a problematização proposta pelo filósofo Arthur Danto, os grupos de Estética e Psicanálise-RJ e de Arte e Psicanálise-SP expõem suas inquietações no encontro com obras escolhidas para pensar sobre o que vemos e o que nos olha na arte contemporânea.
Exercício pulsional, fabulação, experiência intersubjetiva, construção do real, convocação do sujeito: como ver a obra de arte visual?
.
Serão abordados os seguintes temas:
- A transfiguração do lugar comum: o quadrado vermelho de Danto - Cesar Kiraly
- Olhar a singularidade - Andrea Masagão
- Olhar a idéia - Alessandra Monachesi Ribeiro
- Olhar o sonho e o trabalho do sonho - Sílvia Nogueira de Carvalho
- Olhar o outro e seu contexto - Zelia Villar
- Olhar a cena - Margarida Cavalcanti
- Olhar o efeito sobre o mundo - Leila Ripoll
...
ENTRADA FRANCA
19 de junho, quinta-feira, às 21:00 h
.
Inscrições e informações
Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos
Rua Barão de Ipanema nº 56, sala 1001 - Copacabana - Rio de Janeiro
CEP: 22050-030
Tel: (21) 2257-9454
.

20 de maio de 2008

Jornada


A Escola Letra Freudiana, através do Núcleo de Investigação Hans, convida a todos para a Jornada Édipo, não tão complexo organizada a partir dos escritos lançados na nova publicação desta Escola.
Partindo da posição freudiana que o complexo de Édipo é o complexo nuclear da neurose, formulação que enlaça o destino do recalque ao inconsciente, esta Jornada tem como objetivo abrir uma interlocução entre os analistas sobre esse fenômeno central do precoce período sexual infantil.
O evento acontece no dia 13 de junho às 9hs, no Autitório Del Castilho da PUC-RJ
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, RJ.
.
Informações e Inscrições
Letra Freudiana
Rua Barão de Jaguaripe, 231, Ipanema, RJ.
Tel: (21) 2522-3877
.