.
.

1 de dezembro de 2017

O poço de cada uma

 Esbarrei com a escritora italiana Natalia Ginzburg, no facebook, numa postagem da psicanalista Leda Guimarães:

" as mulheres têm o mau hábito de cair em um poço de vez em quando, esse é o seu verdadeiro problema. As mulheres têm muitas vezes vergonha disso e fingem que não têm problemas, que são fortes e livres. Duas mulheres se entendem muito bem quando falam sobre o poço escuro. Conheci muitas mulheres, mulheres calmas e não calmas, mas também as calmas caem no poço: todas caem no poço de vez em quando. As mulheres começam na adolescência a sofrer e a chorar em segredo no seu quarto, choram por causa de seu nariz ou sua boca ou de alguma parte do seu corpo que não gostam, ou choram porque acreditam que ninguém as quererá nunca, ou porque Têm medo de serem estúpidas: estas são as razões que se dão a si mesmas, mas na verdade choram porque caíram no poço e sabem que ao longo da sua vida cairão nele muitas vezes, o que lhes fará difícil levar adiante Uma coisa séria. As mulheres têm séculos de escravidão nas suas costas e o que têm de fazer é defender-se com unhas e dentes do seu mórbido hábito de cair no poço. A primeira que tem de aprender a agir assim sou eu, porque, caso contrário, nunca poderei fazer nada sério e o mundo não progredirá enquanto estiver povoado por uma legião de seres que não se sentem livres."

Helmut Newton



Fernanda Pimentel é psicanalista e atualmente cursa doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise na UERJ, pesquisando sobre a psicanálise na atualidade e a clínica contemporânea.


Dica ViaFreud : Não pise no meu vazio, da Ana Suy

Na semana que vem acontece o lançamento do segundo livro da psicanalista e escritora (e minha colega de doutorado!) Ana Suy Sesarino Kuss. Intitulado Não pise no meu vazio, o livro de crônicas poéticas vai ser lançado em Curitiba e a gente fica torcendo pra ter um evento por aqui pelo Rio...
O meu já foi encomendado e depois eu conto para vocês!






Fernanda Pimentel é psicanalista e atualmente cursa doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise na UERJ, pesquisando sobre a psicanálise na atualidade e a clínica contemporânea.