.
.

27 de março de 2008

Aula Inaugural

Ontem a Escola de psicanálise Práxis Lacaniana abriu os trabalhos desse ano com uma aula inaugural, ministrada pela psicanalista Isabel Consídera e seguido por um charmoso cocktail.

Clique aqui e confira a programação!

Maiores informações:
Práxis Lacaniana
Alameda 24 de Outubro, 39 - Icaraí - Niterói
Tel: 2704-8448 / 2710-3522

25 de março de 2008

Melman

O psicanalista francês Charles Melman vem ao Rio para falar sobre ética em seu seminário E o que é que ele quer, o psicanalista? O evento é oferecido pelo Tempo Freudiano e acontece nos dias 25 e 26 de abril, no Hotel Glória.

Melman foi um dos principais colaboradores de Lacan, e foi escolhido por ele para dirigir a Escola Freudiana de Paris. Posteriormente ele fundou a Associação Freudiana Internacional, que mais tarde passou a se chamar Associação Lacaniana Internacional.
Um dos maiores nomes da psicanálise na atualidade, é autor de Educa-se Uma Criança, A Neurose Obsessiva, Adolescência: Entre o Passado e o Futuro, Alcoolismo, Delinquência, Toxicomania: uma Outra Forma de Gozar, O Significante, a Letra e o Objeto, entre outros.


Sobre este seminário, ele falou:
“Não podemos dizer que os psicanalistas estejam à vontade com a questão da ética. Assim, suas sociedades se constituem frequentemente à imagem de todos os grupos humanos: dominadas pela rivalidade e pela agressividade, pela vontade de afirmar sua mestria, de submeter os outros a uma autoridade dogmática, em resumo, de reparar, pelo fechamento do funcionamento social, a abertura da ordem significante à qual eles se referem, quando a interpretação sistemática não vem, ela mesma, também fechá-la.
Freud não tinha em boa conta seus alunos. Lacan também não.
O único problema que deveria atormentar a terceira geração seria o de resolver a questão de sua ética. Não para ser «belo, bom ou justo», mas, mais exatamente, para ser psicanalista.
Vamos começar ?”
.
.
Maiores informações:
Tempo Freudiano Associação Psicanalítica
Rua Barão de Ipanema, 56/ 402, Copacabana Rio de Janeiro, RJ
Tel.: (21) 3472 5624
Tel/fax: (21) 2549 2831