.
.

17 de dezembro de 2007

Dois novos estudos reforçam o que todos já sabiam.

Matéria do G1, publicada ontem, dia 16 de dezembro:

"Crianças obesas têm alto risco de se tornar adultos doentes
Duas pesquisas sobre o assunto foram divulgadas nesta semana. Crianças precisam comer melhor e praticar mais atividades físicas.


Combater o excesso de peso na infância é ainda mais importante do que se pensava. Os estudos comprovam que crianças obesas têm alto risco de se tornarem adultos com doenças cardíacas, já a partir dos 35 anos. (...)

Dois novos estudos divulgados nesta semana reforçam o que todos já sabiam: criança que come mal pode se tornar um adulto com problemas cardíacos e diabetes.

Pesquisadores da Universidade de São Francisco, na Califórnia, fizeram projeções estatísticas a partir de dados do censo americano e do sistema de saúde pública. Pelo cenário traçado com a ajuda de modelos matemáticos, quase metade das mulheres e 37% dos homens americanos serão obesos em 2020.

Kirsten Bibbins, coordenadora da pesquisa, concluiu que se a população continuar sem fazer exercícios e com os mesmos maus hábitos alimentares, o número de mortes por doenças do coração deve aumentar 19% nos próximos anos. Seriam mais de dois milhões de americanos com coronárias obstruídas e jovens com alto risco de morte prematura.
E o problema não se restringe aos Estados Unidos. Em vários países, como o Brasil, vêm aumentando rapidamente o número de pessoas muito acima do peso. Outra pesquisa, realizada na Dinamarca, chegou à mesma conclusão. Foram estudadas 276 mil pessoas, nascidas entre 1930 e 1976, com idade entre 25 e 60 anos. Resultado: quanto mais gordas as crianças entre 7 e 13 anos, maior o risco de doença cardíaca na idade adulta.
A receita para uma vida saudável pode ser simples e divertida: além de reduzir açúcar, gorduras e frituras, simplesmente brincar (...). "

Para ver a matéria na íntergra clíque aqui.


.....................................................................Fernanda Pimentel

Mais cursos...

A Coordenação Central de Extensão da PUC - Rio abriu, essa semana, as inscrições para o curso sobre Transtornos Alimentares que vai acontecer em março do próximo ano.




Confira aqui a programação e o conteúdo.

.

.