.
.

23 de janeiro de 2008

Do Pro-Ana ao Fat Blog


Peso, calorias, comida e dietas são assuntos muito comuns na internet. Depois dos blogs criados por anoréxicas, chegou a vez do Fat Blog.
Um número cada vez maior de mulheres acima do peso está criando blogs como Kinzel Fatshionista, Big Fat Deal e Fat Chicks Rule que tentam promover uma maior aceitação das pessoas obesas. Uma novidade que parece ser uma resposta aos vários blogs que se focam em dietas para emagrecer e principalmente os pró-anorexia/bulimia que surgiram nos últimos anos.

Enquanto os blogs e web sites pró anorexia e bulimia (os Blods Pró Ana/Mia), pregavam a magreza extrema e o corpo esquálido como a única forma de se obter felicidade, os Fat Blogs vão na contra mão. Tentando se livrar de padrões exigidos pela mídia e sociedade como ideal de beleza esta nova tendência da net fala da possibilidade do estar bem mesmo estando com uns bons kilos a mais.

Mas estes blogs estariam falando de uma maior liberdade em relação ao corpo ou do outro extremo de um mesmo transtorno?

De acordo com ABCNews , as autoras dos Fat Blogs, como têm sido chamados, tentam lutar contra a histeria causada pela epidemia de obesidade retratada e alimentada pela mídia e desbancar os esteriótipos comuns sobre as pessoas gordas. Além de ajudar mulheres a encontrarem roupas para seus tamanhos, defendem a idéia que as pessoas podem e devem se sentir bonitas vestindo qualquer manequim.

PARE DE SE INCOMODAR E COMECE A SE ACEITAR! Esse é o lema de vários fat Blogs, como o de Kinzel, de 31 anos, chamado Kinzel Fatshionista. Ainda segundo ABCNews, a Fat Chikc (termo que elas mesmas estão usando) conta que depois de muitos anos de dieta com muito pouco ou nenhum êxito, ela começou a aceitar seu corpo, seu peso e seu tamanho, revelando o que muitos chamam de “fat acceptance”. Segundo ela, o blog estimula uma aceitação do seu corpo ou a idéia de que todos devem ser capazes de se aceitar com o peso que se sentem mais confortáveis.

Mas é importante lembrar que, diante de vários transtornos alimentares e de auto-imagem, esta questão do peso confortável se apresenta de modo bem variado e que nem sempre o peso que um sujeito se sente confortável é o mais saudável para ele.

Numa cultura marcada pelo exagero, podemos perceber que o número de casos de anorexia e bulimia cresce, mas crescem também os casos de obesidade assustadoramente, ficando complicado não tender a um extremo ou ao outro. Isso se evidencia com a quantidade de Blogs Pró-Ana e agora os Fat Blogs.


..........................Imagem de um blog 'Pró-Ana'


.................................Imagem de um 'Fat Blog'

....................................................................Fernanda Pimentel