.
.

3 de março de 2011

Anorexia também é coisa de homem!




.....Os casos de Anorexia em homens têm chamado cada vez mais atenção dos estudiosos no assunto. É verdade que sua existência foi questionada por H. Bruch em 1971, que atribuía à esses transtornos uma especificidade feminina e portanto, exclusivo das mulheres. Mas hoje, o grande número de casos de anorexia e bulimia entre os homens já não nos permite pensar assim.
.....Na realidade a Anorexia sempre existiu entre os homens. Os primeiros relatos clínicos de Anorexia, feitos por R. Morton em 1689 já incluíam um caso deste transtorno num homem. Em 1873, quando C. Lasegue formula o conceito de Anorexia, ele se baseava em dois casos clínicos: um no sexo feminino e outro no sexo masculino. Mas o número crescente deste transtorno alimentar entre as mulheres e o pensamento que anorexia era coisa de mulher fez os homens ficarem de lado nas estatísticas.
.....Pouco se falou sobre Anorexia entre os homens durante anos. Atualmente as coisas não são bem assim... O aumento da incidência de anorexia em homens vem ocorrendo em paralelo ao aumento do número de casos em mulheres, dessa forma o problema masculino tornou-se mais visível agora.


.....Desde a década de 70 começou-se a perceber um número cada vez maior de anoréxicos homens. Neste mesmo momento começou-se também uma maior valorização da estética masculina, e maior preocupação dos homens com o corpo. O que antes era uma preocupação típica feminina passou a fazer parte do universo masculino. Assim os homens foram incluídos nessa busca frenética pelo corpo perfeito e, como as mulheres, passaram a desenvolver distúrbios de auto-imagem e transtornos alimentares. O conceito de beleza no homem também começou a ser de um corpo mais longelíneo e os modelos de comerciais e passarelas cada vez mais magros, influencando o padrão de beleza masculino.




...............Modelos de desfiles recentes.
Não estão magros demais?

.....Os sintomas, o quadro clínico e a resposta ao tratamento é a mesma da encontrada nas mulheres. (Leia mais sobre Anorexia e Psicanálise aqui e aqui.) A questão da auto-imagem é um ponto de diferença. Os homens se percebem com menos distorções da imagem do próprio corpo que as mulheres. Outro fator importante é a presença de sobrepeso durante o início da adolescência. É comum nos casos de anorexia em homens um histórico de obesidade ou sobrepeso, além de zombarias e brincadeiras de outros meninos em relação ao seu corpo.
.....Alguns autores levantam a questão familiar, ressaltando uma relação “complicada” com o pai. O sintoma anoréxico poderia ser considerado uma maneira de se diferenciar deste pai que, geralmente, apresenta certo sobrepeso.
.....Atualmente estima-se que de 5 a 15% dos casos de Anorexia se apresenta em homens jovens (APA, 2000). Vários fatores contribuem para dificultar o calculo de estatísticas, o número de diagnósticos, e assim, o estudo da Anorexia na população masculina: o fato de ser um transtorno predominantemente feminino, o que leva os pacientes homens a terem uma dificuldade maior em procurar ajuda e até uma falta de preparo de profissionais em diagnosticar as especificidades da Anorexia entre os homens.
.....


Toda a literatura sobre transtornos alimentares em homens é marcada por controvérsias, dúvidas e buracos. Entretanto, já está claro que, atualmente, Anorexia pode ser coisa de homem sim e que devemos prestar mais atenção à estas condições graves e ainda muito pouco reconhecidas.

10 comentários:

Adília disse...

Pode ser, mas é bom não esquecermos que as principais vitimas continuam a ser as mulheres, sobretudo as mais jovens e vulneráveis. As preocupações com a aparência atingem praticamente todas as mulheres e muitas não resitem aos apelos da publicidade e de outros meios de veicular modelos de aparencia e de comportamento.

Paulo Becare Henrique disse...

De fato, há uma tendência social a se ignorar a incidência desse transtorno nos homens.

Mas houve um caso relativamente conhecido (ao menos pra mim que gosto de rock... rs). Daniel Jonhs, vocalista da banda Silverchair, já passou por isso. Tem até uma música da banda sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=z5mWXA6l6BQ

A música e o vídeo acima são de 1998/99.

Hoje ele está bem. Está assim:


http://www.youtube.com/watch?v=igC3_DPCmeg

P.S: Ambas as músicas são muito boa.
;)

Paulo Becare Henrique disse...

*boas

Rodrigo disse...

UM BOM http://orealdatvblog.wordpress.com/

Anônimo disse...

Imagina a grossura das picas. kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Sempre imaginei anorexia como algo exclusivo de mulheres - vivendo e aprendendo...parabéns pelo blog, as outras postagens tb sao legais!!!

Anônimo disse...

Sempre imaginei anorexia como algo exclusivo de mulheres - vivendo e aprendendo...parabéns pelo blog, as outras postagens tb sao legais!!!

Anônimo disse...

Sempre imaginei anorexia como algo exclusivo de mulheres - vivendo e aprendendo...parabéns pelo blog, as outras postagens tb sao legais!!!

Guilherme Oliveira disse...

Quer saber mais de ganho de massa muscular e perda de peso?
Acesse o http://euvouteraforca.blogspot.com/ o blog de quem quer aprender a ficar forte de forma simples!
Escreva suas duvidas e sugestões de tópicos comentando nos posts!
Porque musculação é coisa séria.

ANDRE GONÇALVES DA SILVA disse...

14 pessoas antes e depois da anorexia


http://www.mestresabe.com/2015/08/14-pessoas-antes-e-depois-da-anorexia.html



meu blog de uma passadinha http://www.mestresabe.com/

aproveite e veja meu site de vendas

http://www.lojadomestreandre.com.br/