.
.

16 de abril de 2008

Ontem, no Jornal Nacional...


Combate à anorexia na França é tema de matéria no Jornal Nacional.
Segue a transcrição da reportagem...
"
A preocupação excessiva com a forma física virou questão para a Justiça da França. Deputados aprovaram até pena de prisão para publicações que incentivarem meninas e adolescentes a não se alimentar. Faz quase dois anos que a modelo brasileira Ana Carolina Reston morreu de anorexia.
A publicidade de moda que vende a magreza extrema como ideal de beleza é apenas um dos alvos da lei. Os deputados querem acabar com a apologia da doença na internet, nos chamados sites pro-ano, especializados em dar dicas para fazer as mulheres suportarem a privação de comida e ainda ensinam como enganar o médico para evitar o diagnóstico da doença.
A lei votada hoje na Assembléia francesa torna isso crime, punível com dois anos de cadeia e até 30 mil euros de multa e pode chegar a três anos e 45 mil euros de multa se ficar comprovado que o veículo ou site da internet teve influência na morte de um doente de anorexia.
Da Assembléia, o projeto de lei vai para o Senado, onde vai ter apoio do governo. Na França, onde o governo oferece saúde pública, gratuita e de qualidade a todos os cidadãos. O governo considera anorexia, que atinge 30 a 40 mil pessoas no país, um problema de saúde pública. Mas o que inspirou a criação da lei foi uma tragédia brasileira.
Ana Carolina Reston rodava o mundo posando para fotos e desfilando para grandes marcas. Aos 20 anos, com 1,74 metros de altura, pesava 40 quilos. Morreu de infecção urinária porque o organismo dela não tinha forças para combater a doença. Agora, outros combatem em nome dela."
.
Será que a medida adotada pela França vai influenciar a legislação brasileira?
.
Assista a reportagem do Jornal Nacional aqui.
.

Em São Paulo


.
.....O PROATA (Programa de Orientação e Assistência a Pacientes com Transtornos Alimentares é um serviço universitário do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM) oferece assistência especializada a pré-adolescentes, adolescentes e adultos com anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno da compulsão alimentar periódica e outros transtornos alimentares.
.....Eles contam com uma equipe interdisciplinar composta de psiquiatras, nutrólogo, psicólogos, psicoterapeutas familiares, terapeutas corporais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, residentes de medicina e estagiários das diversas áreas da saúde, formando um grpupo multidisciplinar que faz um trabalho nota 10.
Além do tratamento ambulatorial e hospitalar o PROATA oferece Cursos de Atualização em Transtornos Alimentares e Workshops.
.
.

15 de abril de 2008

Grupos de Estudo

Minha amiga e também psicanalista Flávia Albuquerque coordena grupos de estudo e está dando continuidade no seu trabalho A Erótica em Psicanálise, iniciando um novo texto para leitura.

Confira!


.