.
.

26 de julho de 2016

Dica ViaFreud: canal do Christian Dunker

O professor da USP Christian Dunker, autor de "Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica", e colunista do blog da Boitempo, criou um canal no Youtube onde divulga excelentes vídeos comentando alguns conceitos importantes da Psicanálise e seus autores. 

Eu super recomendo duas séries de vídeos, para ver, anotar e rever! A primeira é uma série de 15 aulas sobre os Conceitos Fundamentais da psicanálise a partir da leitura de Lacan, onde Dunker explora o estádio do espelho, os três registros RSI, o tempo lógico, a dialética entre desejo e demanda e outros conceitos teóricos importantes para os estudiosos sobre o tema.

A segunda é a série Falando Nisso, que não é voltada para os psicanalistas, mas para o público em geral, para o leigo que ouve falar no inconsciente e se interessa em saber um pouquinho mais. Nesta série de vídeos, Dunker tem a preocupação de abordar mal entendidos frequentes como a diferença entre psicologia, psicanálise e psiquiatria, a psicanálise com crianças, o tratamento da ansiedade através da psicanálise, aproximando o leigo da clínica psicanalítica e do legado freudiano para além dos conceitos rebuscados ou os jargões populares como "Freud explica!"
No vídeo abaixo, Chistian Dunker fala sobre psicanálise, psiquiatria e psicologia.







Fernanda Pimentel é psicanalista e atualmente cursa doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise na UERJ, pesquisando sobre a psicanálise na atualidade e a clínica contemporânea.
 Atende em consultório em Niterói e Copacabana.