.
.

2 de agosto de 2011

Cursos no POP

O Polo de Pensamento Contemporâneo, no Rio de Janeiro, também divulga os cursos do segundo semestre.
Entre os temas destaco :Freud e a Neurociência, Criança e Consumo: uma relação delicada , Literatura e medo e Existe vida sem drogas?

Cursos

Cursos com uma temática bem atual abrem o segundom semestre do ano na EBP-Rio


Curso: Fundamentos da Melancolia

Início: 08 de agosto - Término: 29 de agosto

Segundas-feiras: 19:30h

Sinopse da proposta:

Precisar os fundamentos do sujeito e do objeto na clinica da melancolia. Para tentar cumprir este objetivo, vamos pesquisar a passagem da teoria e clínica da melancolia como uma questão narcísica, para situá-la em sua relação com a linguagem. Ou seja, o deslocamento da teoria fundamentada mais no campo do imaginário/narcísico, para se fundamentar nos impasses de um sujeito identificado ao objeto a como dejeto, e suas conseqüências no campo simbólico. Como pensar o S1, marca de gozo, e sua relação ou não com o campo de Outro.

Curso: O ensino e a transmissão em psicanálise

segunda-feira: 19:30

Data de início: 08 de agosto Data de término: 29 de agosto.

Sinopse da proposta:

A partir dos textos de Lacan sobre a Escola de psicanálise, pretendo refletir sobre seu ensino na universidade, na Escola e no Instituto. “Como ensinar o que não se ensina?”. O que é hoje a formação do psicanalista – o tripé da formação e o passe.

Curso: A lógica contemporânea, psicanálise e cultura

Dia da semana: quarta feira Horário: 21hs

Data de início: 03/08/ 2011 Data de término: 28/09/2011

Sinopse da proposta:

Partindo dos Seminários de J.A.Miller, “O Outro que não existe e seus comitês de ética” e “De la naturaleza de los semblantes”, o curso trata dos efeitos da pluralização do Nome do Pai na contemporaneidade: conceituação do contemporâneo, o declínio da imago paterna, o Outro que não existe, o semblante, a sociedade do espetáculo, a clínica dos novos sintomas, a comédia dos sexos, discurso analítico e capitalismo.

Informações e inscrições:

EBP- Rio - 2286-7993 ou icprj@terra.com.br