.
.

23 de maio de 2008

ALMA, ESTÁS AÍ? ONIPOTÊNCIA E DESAMPARO DO HOMEM EM TRAVESSIA.

"O homem contemporâneo, imerso numa cultura que instaurou a relativização das verdades e gerou avanços tecnológicos incríveis, passou a viver num mundo extremamente competitivo e onde tudo é descartável; um mundo em que predominam as realidades virtuais, em que incontáveis informações chegam quase que em tempo real. Assim, não há espaço para a relação inter-pessoal, para o pensar reflexivo acerca de si mesmo e, portanto, para a elaboração das experiências emocionais. O resultado de um processo cultural como esse é a solidão e frequentemente o desamparo... terreno fértil para o surgimento da onipotência como forma de sub-viver.
Por isto, este homem da pós-modernidade, cada vez mais envolvido com a imagem externa, com o concreto, com o TER em lugar do SER não quer limites, não tolera aguardar, não quer ter frustrações e muito menos dor!"
.
É assim que a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto convida para o 1º Encontro Bienal de Psicanálise e Cultura que vai apresentar a psicanálise em diálogo com diferentes segmentos da cultura – artes plásticas, literatura, música, cinema, educação, filosofia e urbanismo – em dez mesas redondas, com apresentações culturais de música, dança, teatro e uma exposição de artes plásticas com obras de artistas nacionais contemporâneos sobre o tema “Desamparo e Onipotência do Homem em Travessia”.
.
A pergunta “Alma, estás aí?”(de Julia Kristeva autora de As Novas Doenças da Alma, O Gênio Feminino: a Vida, a Loucura, as Palavras, entre outros) evoca a dúvida sobre o destino da interioridade do Homem na travessia desse início de século. Um Homem com poderes ampliados por novas tecnologias que aceleram o tempo, eliminam distâncias, facilitam comunicações e lhe conferem possibilidades ilimitadas de criações. Esse Homem poderoso está também diante da escassez de tempo e espaço para reflexão, interiorização, intimidade consigo e com o outro – esses, elementos de poiesis, construtores da alma. Assim, sentimentos de onipotência oscilam com sentimentos de solidão, medo e desamparo. No I Encontro Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP, estarão reunidos profissionais pensadores da experiência humana – o psicanalista, o artista plástico, o músico, o literato, o cineasta, o arquiteto, o professor, o restaurateur, o filósofo, o sociólogo, o poeta – para exporem suas reflexões sobre esse momento da humanidade. Ouvi-los, pensar e conversar com eles será certamente um privilégio, além de uma oportunidade para “alimentar” a alma.
.
O evento acontece entre os dias 5 e 8 de junho no Centro de Convenções de Ribeirão Preto.
.
Mais informações
Rua Ércole Verri, 230 - Jardim Ana Maria - Ribeirão Preto / SP
CEP: 14026-200
Tel:(16) 3623 7585
.......(16) 3911 4243
.......(16) 3911 1115
..

Nenhum comentário: