.
.

15 de outubro de 2007

Auto-imagem nos Transtornos Alimentares

Esse vídeo, da campanha de uma ONG sueca, circulou pela net meses atrás. Mas essa semana eu assisti novamente no curso de Transtornos Alimentares da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro que estou participando e vi que ele ainda me choca. E como falei de realidades chocantes outro dia...

.

.....................................................................Fernanda Pimentel

10 de outubro de 2007

Canibalismo

Muito interessante a matéria da revista Mente Cérebro deste mês, intitulada Canibalismo: Da Cultura à Perversão, escrita por Nahlah Saimeh, médica especialista em medicina legal e diretora do Centro de Psiquiatria Forense da Vestfália (Alemanha.)

A autora mostra casos de canibalismo que aparecem no noticiário de tempos em tempos, indicando que o fenômeno é mais freqüente do que podemos pensar.

Ressaltando que as práticas canibais existem desde o início da humanidade, a autora difere a antropofagia presente em rituais tribais, onde o consumo de carne humana tinha como objetivo incorporar atributos dos mortos, como força, coragem e integridade; a que ocorre em situações extremas e de escassez de alimento, tratando-se de uma questão de sobrevivência; e por fim o canibalismo patológico que, segundo a autora, "está sempre associado a indivíduos de alguma forma deslocados na sociedade, quase sempre portadores de transtornos psíquicos."

No que diz respeito a origem deste comportamento, Nahlah Saimeh diz que "A motivação do canibal poderia ser explicada pela perversão sexual sádica, que teria origem em problemas no processo de individuação, quando a criança se “separa” do corpo da mãe. Assim, a assimilação da carne humana serviria para restabelecer a ligação simbiótica original."

Da anorexia, onde se come o nada, ao canibalismo, onde se come o outro, tudo parece estar intimamente relacionado com estágios primitivos da infância e as relações estabelecidas nesta época da vida. A oralidade e seus componentes sexuais determinam o modo como o bebê conhece o mundo e marcam toda sua existência.

Veja toda matéria aqui


Canibal mais famoso da ficção, Dr. Hannibal Lecter, interpretado por Anthony Hopkins em O Silêncio do Inocentes. (1991)


Antropofagia no Brasil, segundo relato de Hans Staden, ilustrado por Théodore de Bry (1549).
.
.................................................................Fernanda Pimentel