.
.

29 de junho de 2008

Livro: A parte obscura de nós mesmos: Uma história dos perversos


A psicanalista e historiadora francesa Elisabeth Roudinesco está lançando o livro A parte obscura de nós mesmos: Uma história dos perversos. (Jorge Zahar Editor)
A autora volta-se às origens do termo "perversão", na Idade Média, e vai mostrando que cada época trata da questão maneira diferente. Para fazer este percurso, aborda a história de personagens emblemáticos, como Marquês de Sade e Rudolf Höss, questões relativas ao nazismo, à pedofilos, à terroristas, flagelantes e sodomitas.

Com um ponto de vista que vai contra a eliminação da perversão, o que representaria destruir a distinção entre bem e mal que fundamenta a civilização, Roudinesco afirma que "os perversos são uma parte de nós mesmos, pois exibem o que não cessamos de dissimular: nosso lado mais sombrio."

Roudinesco participará da Festa Literária Internacional de Paraty, (que começa nesta quarta-feira, dia 2) com uma "reflexão sobre o bem e o mal na sociedade contemporânea” na Mesa O Espelho, no dia 3 de julho, quinta-feira, 11h45.

Veja a entrevista que a autora concedeu ao Jornal Estado de S.Paulo aqui.
.

Nenhum comentário: