.
.

14 de abril de 2009

POP cursos


Mais cursos com temas interessantes no POP:

Deleuze e a filosofia
Partindo da idéia de que a filosofia de Deleuze tem como questão central “o que é pensar?”, o curso tem dois objetivos principais: primeiro, esclarecer o modo como Deleuze cria um pensamento da diferença estabelecendo relações entre as filosofias, as artes e as ciências; segundo, mostrar como sua filosofia da diferença é uma forma de resistência ao pensamento da representação ou da identidade.

05 de maio A concepção deleuziana da filosofia como criação de novos conceitos e sua contraposição à idéia de filosofia como justificação ou legitimação das artes e das ciências.
12 de maio A geografia deleuziana do pensamento e seus dois espaços: o espaço da representação ou do pensamento da imagem e o espaço da diferença ou do pensamento sem imagem.
19 de maio O pensamento filosófico deleuziano como um “teatro filosófico” onde pensadores — filósofos ou não — que lhe servem de intercessores ou aliados atuam como personagens.
26 de maio A situação de Deleuze entre Platão, considerado como o nascimento da filosofia da identidade, e Nietzsche, interpretado como o ápice da filosofia da diferença.

POP- Polo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

Nenhum comentário: