.
.

2 de abril de 2009

Curos POP

.

Recebi a divulgação de mais Cursos do POP. O que mais me chamou atenção foi:

Mitologias e astrologia do feminino na constituição da mulher contemporânea
Com: Cláudia Lisboa

Neste curso, a condição da mulher na sociedade atual será vista através dos símbolos do feminino presentes na Astrologia, no Gênesis do Antigo Testamento, no Livro do Esplendor (Zohar) e na Mitologia Grega. A dualidade intrínseca do “feminino” – que ora se submete, ora se rebela contra a cultura patriarcal – será considerada como tensão que possibilita a criação da mulher contemporânea capaz de afirmar a sua singularidade.

27 de abril
Análise do papel da Lua, de Vênus, de Lilith (Lua Negra) e dos Eclipses como elementos que a astrologia dispõe para falar dos encontros e desencontros que desencadeiam em situações variadas de amor, separação, construção e desamparo.

04 de maio
Estudo do feminino a partir da abordagem das figuras de um Adão andrógeno e Lilith, sua primeira mulher, ficando reservada à Eva a função de mãe dos seres viventes.

11 de maio
Hera, Deméter e Core-Perséfone como deusas da mitologia grega que representam projeções emblemáticas do feminino acolhedor (esposa), gregário (mãe) ou dependente (filha).

18 de maio
Ártemis, Atená e Héstia como as deusas que apresentam diferentes modos do feminino em lidar com a liberdade, a solidão e a criação de um universo singular. Afrodite: criação resultante da tensão da dualidade feminina.

Informações:
POP- Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682
.

Nenhum comentário: