.
.

16 de julho de 2009

Mostra Interativa

Vi no site da Mente&Cérebro:

Um jeito divertido de descobrir o cérebro


Mostra interativa dividida em sete seções chega a São Paulo; simuladores e atividades multimídia ajudam a compreender o funcionamento neurológico

Nos últimos anos, desvendar as inúmeras funções do órgão mais complexo do corpo humano se tornou tarefa primordial de vários importantes centros de estudos de várias partes do mundo. É o caso do National Institutes of Health, da The Society for Neuroscience e do The Dana Alliance for Brain Initiatives, instituições que desenvolveram a exposição Cérebro – o mundo dentro da sua cabeça, concebida pelo conferencista da Universidade da Califórnia, o Ph.D. Peter Radetsky. A mostra fica em cartaz no prédio da Bienal de São Paulo de 7 de agosto a 29 de novembro. O objetivo não é só o de apresentar informações, mas também desmistificar crenças, instigar a formulação de questões e tornar divertida a compreensão das formas de funcionamento da linguagem, percepção, aprendizagem, memória, consciência, autopercepção, plasticidade neuronal, sonhos e outros temas.


A exposição revela por meio de jogos, simuladores e atividades multimídia curiosidades sobre o órgão de menos de 1 quilo e meio, em um organismo adulto, que guarda características únicas de uma pessoa. A mostra é dividida em sete seções. Em “Seu cérebro dinâmico” é possível ver sua constante atividade, as mudanças pelas quais passa e as diferenças entre as diversas espécies. Na seção “Tempestade elétrica” o visitante embarca em uma espaçonave para descobrir as atividades eletromagnéticas, sua função na conexão entre neurônios e participação em reflexos, autônomos e de equilíbrio. Na terceira seção, “Ligado”, o visitante aprende como a dinâmica cerebral se estabelece ainda no útero, influindo em aspectos de saúde e personalidade. “Um buraco na cabeça” mostra relatos de mitos sobre o cérebro e um histórico da construção do conhecimento sobre o funcionamento do órgão pela “dissecção anatômica” de algumas de suas partes. “O cérebro vivo” oferece atividades em que se usam os sentidos e a simulação de sensações para descobrir, na prática, o que faz o cérebro adoecer – e como mantê-lo saudável. Já “Mistérios da mente” revela como o sistema nervoso interpreta e responde aos estímulos externos. Finalmente, em “Próximos passos”, o visitante tem acesso a publicações educativas sobre patologias e distúrbios. O evento é trazido ao Brasil por Stephanie Mayyorkis e produzido pela Evergreen Exhibitions em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Mental, o Instituto Nacional de Abuso de Drogas e o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame.

Cérebro – O mundo dentro da sua cabeça.
Parque do Ibirapuera. Prédio da Bienal, Porão das Artes. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/no, Portão 3, Ibirapuera, São Paulo, SP. Tel.: (11) 3883-9090. Serviço educativo: terça a sexta-feira, 9h, 10h30, 13h30 e 15h. Sábados às 9h e 10h30. De 7 de agosto a 29 de novembro.
Informações: atendimento@divertecultural.com.br; www.divertecultural.com.br

Nenhum comentário: