.
.

10 de agosto de 2009

O sintoma anoréxico em uma menina de 8 anos

.
O Discovery Home & Health apresenta um especial que esclarece um fenômeno infelizmente cada vez mais comum: a anorexia em crianças menores de 10 anos. Em 8 ANOS E ANORÉXICA, os telespectadores conhecerão a história de Dana, uma menina britânica obcecada por perder peso por razões que nem ela mesma entende. Este especial de 1 hora estreia domingo, dia 16 de agosto, às 23:00 horas, com reapresentação no dia seguinte, às 19:00 horas.

Um artigo do jornal Los Tiempos, reproduzido no website da Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado no fim de 2008, indica que a anorexia “afeta a população adolescente, mas nos últimos anos, a patologia tem evoluído de forma a atingir crianças cada vez mais jovens. A adolescência começa cada vez mais cedo na sociedade, e o mesmo ocorre com estes transtornos”.

Em 8 ANOS E ANORÉXICA, estes dados se reafirmam com estatísticas alarmantes: 80 por cento das crianças entre 11 e 14 anos se preocupam com sua imagem, e o número de crianças menores de 10 anos internadas em hospitais por distúrbios alimentares está aumentando.

O especial documenta o processo de recuperação de Dana durante um programa de 12 semanas na Rhodes Farm Clinic, um centro de reabilitação para jovens anoréxicas em Londres. Neste lugar, fundado pela Dra. Dee Dawson há 20 anos, as pacientes são submetidas a um rigoroso e controlado regime de “realimentação”, em que meta não é apenas recuperar peso (1 quilo por semana); as pacientes e suas famílias também realizam sessões de terapia para entender as razões que as conduziram à anorexia e evitar uma recaída, ou um retorno dos maus hábitos alimentares.

8 ANOS E ANORÉXICA é uma produção da ZKK para o Canal 4 da Inglaterra.

Nenhum comentário: