.
.

29 de abril de 2008

Allors... Charles Melman.

...Seminário O que é que ele quer, o psicanalista, com Charles Melman no Hotel Glória - Rio de janeiro.

.Antônio Carlos Rocha, Charles Melman e a tradutora, no Hotel Glória, 26/04/2008

Neste último final de semana aconteceu o Seminário de Charles Melman: E o que é que ele quer, o psicanalista, oferecido pelo Tempo Freudiano no Hotel Glória, Rio de Janeiro. Tive a oportunidade de participar e só tenho elogios em relação ao evento, muito bem organizado.

Melman, psicanalista francês que trabalhou diretamente com Lacan, falou sobre a ética na psicanálise de uma maneira muito atual e clara, sempre relacionando com questões em pauta na contemporaneidade.

Não se pode deixar de comentar o excelente trabalho realizado pelos tradutores e do sempre presente Antônio Carlos Rocha - membro fundador do Tempo Freudiano.

Destaquei algumas partes de minhas anotações feitas a partir da tradução das palavras de Melman, durante os dois dias de seminário...
.
Sobre a ética
"Qual a boa relação que temos que ter em relação ao pensamento dos nossos mestres? Devemos introduzir algo novo, sermos livres, obedecer nossos pensamentos? A relação de cada um com os textos fundadores é uma questão atravessada por heresias. Essas heresia podem custar caro, caro para o autor e para quem as segue.
Hoje ainda não respondemos à estas questões sobre a relação com o ensino dos mestres..."
.
"Hoje não se sabe mais o que é normal e o que é anormal porque todas as éticas são aceitas. Quando um comportamento se insere numa ética ele pode ser considerado normal"
.
"A ética da psicanálise é não ceder frente ao seu desejo. Porque o comportamento habitual não é não querer se liberar da castração, mas acumular proteções para não se aproximar demais do objeto de desejo. A sintomatologia atual de estar perto demais de seu desejo."
.


..Antônio Carlos Rocha e Charles Melman, no Hotel Glória, 26/04/2008
.
Sobre a oralidade
"As necessidades do corpo estão atreladas ao desejo. A satisfação está corrompida pelo desejo e a satisfação oral transborda pelo sempre querer mais. O orgânico não é mais suficiente. Assim, surgem sintomatologias da satisfação das necessidades. No caso da bulimia e anorexia, a satisfação de uma necessidade não encontra a resposta certa que asseguraria sua plenitude. na bulimia pode-se identificar o objeto visado, a geladeira. Na anorexia o objeto concedido é o nada. Lacan diz que 'o anoréxico quer comer o nada'. O nada é aquilo que é fundador e organizador do desejo. Dessa forma, só se pode responder com a falta de resposta. Não há resposta para aquilo que se deseja a não ser com o nada."
.
Sobre a função paterna
"O significante pai não é responsável pela falta de gozo que nós encontramos. Ao contrário. Ele nos dá o exemplo para que nós mesmos sejamos fecundos e formemos os ciclos das nossas relações."

..Antônio Carlos Rocha e Charles Melman no Hotel Glória, 26/04/2008
.
Sobre o inconsciente
"O inconsciente é estruturado como uma linguagem porque é constituído por uma cadeia contínua. Letras pequenas ligadas umas às outras. Cada uma delas é diferente de todas as outras e trazem sentidos e valores bem diferentes também..."
.
....................................................................Fernanda Pimentel

Nenhum comentário: