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30 de maio de 2008

Dislexia e Psicanálise na PUC-SP

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Crianças que não lêem, crianças que só copiam, que não estruturam um texto ou que repetidamente produzem as mesmas trocas de letras na escrita representam um desafio para os profissionais que com elas trabalham, seja no campo escolar ou na clínica. A forte tendência atual de medicalização das dificuldades escolares tem ocasionado a circulação maciça, na mídia, da noção de dislexia, que, desse modo, acaba por ultrapassar as fronteiras do discurso médico para se oferecer aos educadores, aos pais e até mesmo às crianças como a interpretação legítima das dificuldades na aquisição da escrita. Atribuída a uma falha no funcionamento cerebral, não é difícil ver o quanto a categoria diagnóstica dislexia produz um apagamento das condições que constroem as dificuldades de acesso à escrita, desresponsabilizando a escola, os pais e o próprio sujeito. O curso se propõe a abordar o sintoma na escrita como sintoma do sujeito, o que requer que se vá além da noção de sujeito do conhecimento usualmente convocada pelo campo dos estudos sobre a aquisição da escrita. O curso discutirá as possíveis relações entre os embaraços na aquisição da escrita e os contratempos da constituição do sujeito, com o objetivo de refletir sobre os efeitos que essa articulação pode produzir no trabalho com a escrita, nas suas modalidades clínica e pedagógica.
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Participação de:
Rejane Rubino - fonoaudióloga do Serviço de Patologia da Linguagemda DERDIC, mestre em Lingüística (Aquisição da Linguagem) pelo LAEL/PUC-SP e professora do curso de Fonoaudiologia da PUC-SP; Sandra Pavone - psicanalista do Setor de Psicologia da DERDIC; Dr. Alfredo Tabith Jr. - foniatra do Setor Médico da DERDIC; Ilana Katz Z. Fragelli - psicanalista e membro do LEPSI-USP
Dirigido a fonoaudiólogos, psicanalistas, psicólogos, psicopedagogose educadores em geral, e também aos alunos do último ano das graduações em Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia e Letras.
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Principais eixos temáticos:
• A dislexia e seus efeitos no discurso social.
• Sujeito epistêmico, sujeito psicológico e sujeito do inconsciente:qual é o sujeito que faz sintoma na escrita?
• Teorias de aquisição da escrita.
• As leituras dos sintomas na escrita produzidas no campo da Fonoaudiologia.
• A constituição do sujeito e suas relações com o acesso à escrita.
• O sujeito do desejo implicado no ato de aprender.
• O que o conceito de inibição intelectual pode iluminar em relação aos impasses no acesso à escrita?
• A história da escrita na concepção psicanalítica: o recalque da imagem e o funcionamento do sistema alfabético.
• A pedagogia contemporânea e a demissão do ato educacional.
• Discussão de casos clínicos.
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Duração: 05 de agosto a 25 de novembro de 2008
Carga horária: 2 horas semanais Horário: terças-feiras, das 19h00 às 21h00
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Informações e inscrições:
Tesouraria da DERDIC. De segunda à sexta das 8h00 às 19h00.
Tel.: (11) 5908.8006
Fax: (11) 5908.8007
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