.
.

3 de junho de 2008

mais Birman...


O Polo de Pensamento Contemporâneo é um espaço de estudo, discussão e convívio intelectual. Seu foco primordial é voltado para o repertório de inquietações intelectuais e existenciais de nossa época, buscando atender a uma demanda expressiva: o desejo de construir modos eficazes de observação e análise da realidade. Com este objetivo, oferece cursos, oficinas e exposições sempre muito interessantes.
.
O curso abordará como o conceito de memória – tal como foi delineado pelo discurso freudiano na constituição do conceito de inconsciente – desdobrou-se numa leitura do psiquismo como arquivo. Nessa perspectiva, veremos o quanto o discurso psicanalítico estabeleceu uma interlocução em surdina com o da história, levando à constituição da arqueologia como metáfora para a psicanálise, à problemática da origem e ao conceito de repetição. O curso tratará da mediação desse conceito e do deslocamento da psicanálise, que passou do registro da história para o da genealogia, pela qual a oposição entre a repetição do mesmo e a repetição da diferença lança o sujeito numa outra relação entre os tempos passado, presente e futuro.
.
20 junho
A invenção do campo do inconsciente e do lugar atribuído ao fantasma. O deslocamento do psiquismo da representação clássica da memória e da origem. As concepções de Freud, Lacan e Foucault.
.
27 junho
O deslocamento do discurso psicanalítico do registro da repetição do mesmo (retorno do recalcado) ao da repetição da diferença. As concepções de Freud, Lacan e Deleuze.
.
04 julho
A leitura de Freud por Derrida – os conceitos de traço, escrita, arquivo e mal de arquivo.
.
11 julho
As relações entre as concepções de arquivo e de mal de arquivo e suas relações com a questão do poder, tal como conceberam, diferentemente, Derrida e Foucault. O deslocamento do campo da história para o da genealogia.

4 aulas às sextas-feiras, das 19:30hs - 21:30hs.
.
Informações:
POP – Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682
.

Nenhum comentário: